O vaga-lume é um inseto coleóptero (uma ordem de insetos) que possui emissões luminosas devido aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência (É a propriedade que alguns seres têm de se auto-iluminarem) e acontecem em razão das reações químicas, fazendo com que o inseto emita luz.
Outra coisa que estimula o vaga-lume a emitir emissões luminosas é de chamar atenção de seu parceiro ou de sua parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.
Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traqueia e no cérebro, dando ao inseto total controle sobre sua luz.
Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução, podendo até serem extintos. Por isso é bem difícil encontrarmos vaga-lumes nas cidades.
Algumas coisas foram retiradas do site:
www.brasilescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Sugestões, recomendações, opiniões e dicas são aceitas.
-Palavrões e xingamentos não são aceitos.
-Pense bem antes de escrever.
-É importante respeitar as regras! Caso não respeite, seu comentário será excluído. Caso respeite fique a vontade para comentar! *-*