quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Curiosidades: Abelhas


 
Invertebrado
Inseto
 
Tamanho:
Cerca de 1,5 centímetro
Alimentação:
Mel e pólen
Tempo de vida:
De 60 dias (operária) a 6 anos (rainha)
Onde vive:
No mundo todo, menos nos Pólos.
 

ABELHA
As abelhas fazem parte de uma grande família de insetos, que inclui também as vespas e as formigas. Como outros insetos, as abelhas têm seis pernas e quatro asas.

As abelhas que fazem mel são chamadas de melíferas. Elas recolhem néctar de flores para fazer o mel, que usam para comer, e a cera, que usam para fazer a colmeia.

O corpo da abelha é todo coberto de pelos. Grãos de pólen grudam nesses pelos e são levados para outras flores, que são polinizadas.

No mundo inteiro (menos perto do Pólo Norte e do Pólo Sul) existem milhares de tipos de abelhas. São mais de 10 mil espécies.

ABELHAS SOLITÁRIAS
Apesar das espécies mais conhecidas de abelhas, as melíferas, viverem em grandes colmeias, a maioria das abelhas é solitária.

Entre as abelhas solitárias, a fêmea fica sozinha depois do acasalamento. Cavando o chão, madeira morta e até em cimento fresco de construções, a abelha faz um ninho, onde coloca os ovos.

Algumas dessas abelhas solitárias ainda ficam perto do ninho e dão comida para as larvas, mas a maioria vai embora depois de botar os ovos, deixando alguma comida dentro do ninho. As crias crescem comendo o que a mãe deixou e saem do ninho em alguns meses, já adultos.

INSETOS SOCIAIS
As abelhas melíferas são chamadas de insetos sociais, porque vivem e trabalham em grupo, formando grandes sociedades, as colônias, com milhares de membros.

Essas abelhas constroem grandes ninhos, presos em lugares altos, dentro de árvores ocas ou outros abrigos, como caixas construídas pelos humanos.
Cada colônia tem uma rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias.

A rainha é a única que põe ovos. Ela controla o nascimento e o comportamento das outras abelhas. Os zangões são os machos. Eles são menores que a rainha, mas maiores que as operárias. Um zangão não trabalha e nem tem ferrão, e sua única função é acasalar com a rainha.

As operárias são abelhas fêmeas, mas não botam ovos. Elas alimentam e tomam conta da rainha; fazem os favos de mel; constroem, limpam e defendem a colmeia; são babás dos ovos e das larvas; recolhem o néctar e pólen das flores; produzem e cuidam do mel e fazem todas as outras tarefas da colmeia.

As operárias também substituem a rainha quando ela morre ou fica muito velha. Para isso, elas alimentam larvas nascidas em uma parte da colmeia chamada realeira.

As larvas nascidas na realeira são alimentadas com geleia real. Essa alimentação especial faz com que as larvas, ao invés de virarem operárias, virem princesas.

Só pode haver uma rainha. Por isso, quando a primeira princesa nasce, ela mata as outras princesas dentro das realeiras.

A rainha pode viver até seis anos. Ela só se acasala uma vez na vida, durante o voo nupcial, quando os zangões mais rápidos e fortes alcançam a jovem princesa.

Depois de ter acasalado com vários zangões, ela volta para a colmeia. Em dois dias começa seu trabalho como rainha, colocando até três mil ovos por dia.
 
 
Uma abelha visita 10 flores em um minuto, mais ou menos. Em média, ela vai e volta ao ninho 40 vezes.
Se duas rainhas nascem ao mesmo tempo, elas lutam até a morte.
Depois de acasalar, um zangão não serve para mais nada. Por isso, quando falta comida, as operárias expulsam os machos da colmeia.
Só as operárias têm ferrão. Quando pica um bicho, a abelha perde o ferrão, que fica preso na vítima. Junto com o ferrão, a abelha perde um pedaço do intestino, e acaba morrendo em pouco tempo.


Créditos: http://www.klickeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Sugestões, recomendações, opiniões e dicas são aceitas.
-Palavrões e xingamentos não são aceitos.
-Pense bem antes de escrever.
-É importante respeitar as regras! Caso não respeite, seu comentário será excluído. Caso respeite fique a vontade para comentar! *-*